sábado, 4 de outubro de 2014

Top 10 melhores programas para instalar no seu PC

     Sou daquele tipo de usuário de informática que honra a nomenclatura e tem por principal objetivo tão somente "usar" a informática como ferramenta para outros fins (e não torná-la protagonista da minha vida), por isso meus conhecimentos não vão nem um pouco além do basicamente necessário para minha sobrevivência e usufruto das facilidades tecnológicas.
     Trocando em miúdos, desde sempre utilizo em meus computadores o sistema operacional mais popular do planeta, Windows, e alguns programas básicos essenciais para desempenhar minhas tarefas na máquina. Quando preciso trocar de PC ou simplesmente formatá-lo, sigo uma via crucis para reinstalar os softwares que compõem o meu "kit de sobrevivência".
     Em tempos de tantos aplicativos móveis e ferramentas online, a lista de programas instalados no PC realmente importantes acabou ficando bem reduzida, mas ainda assim trago abaixo o meu TOP 10 softwares gratuitos fundamentais que venho utilizando ao longo dos últimos anos (assim sempre que eu estiver com um sistema zerado em mãos posso encontrar todos os links para download em um único lugar!):



Proteção em tempo real contra vírus, spywares e outros softwares mal-intencionados. Conforme minhas pesquisas superficiais é o anti-vírus gratuito mais recomendado pelos especialistas.


Permite realizar uma limpeza profunda no sistema, excluindo arquivos temporários desnecessários, inconsistências no registro e outras porcarias que você nunca daria conta de eliminar manualmente.

3. Winamp

O melhor player de música desde 1997.


Já que a Microsoft decidiu transformar o Media Player do Windows num elefante branco disléxico, reproduziram a sua versão mais clássica num novo software independente. Com os codecs certos, roda todo tipo de vídeo e legenda sem dar pau.


Na verdade é "µTorrent". Na prática, o cliente mais simples e eficiente para baixar arquivos via torrent.


Um programinha que permite baixar vídeos e outros arquivos de mídia embutidos no YouTube e outros sites em quase todos os formatos possíveis. De quebra, ainda grava VCDs e DVDs e possui uma prática ferramenta de captura de tela para filmar apresentações e tutoriais.


Quem usa o Twitter com frequência pode ficar mais à vontade neste ambiente com múltiplas colunas (menções, mensagens diretas, listas, pesquisas, etc.) em uma só tela, e outras funções importantes como o "mute" (que elimina pessoas e assuntos da sua timeline sem a necessidade de um unfollow). Como a versão mais recente não presta, recomendamos a instalação da v0.38.2.


Já mencionei esta importante ferramenta para blogueiros aqui neste post e sigo aconselhando a ferramenta da Microsoft para criação e edição de posts compatível com diversas plataformas de blogs (Blogger, WordPress, etc.). Inserir imagens clicando e arrastando e poder editá-las com poucos cliques são apenas algumas funcionalidades do editor, que ainda conta com corretor ortográfico, contagem de palavras, links automáticos e muitos outros recursos.


Este programa permite acessar remotamente os seus computadores de qualquer lugar. Basta instalar, configurar uma senha e você poderá pegar aquele arquivo perdido no HD de casa direto do laptop, do computador do escritório e até do celular.


Permite remover de forma segura e completa qualquer programa instalado no seu computador, levando embora ainda aqueles arquivos adicionais de configurações e entradas inválidas de registro que ficam poluindo o sistema operacional após a desinstalação normal. 


     Obviamente existem muitos outros programas indispensáveis para sequer começar a usar o computador, como o inexorável descompactador WinRAR, os navegadores Chrome e Firefox (com suas extensões maravilhosas), e os mensageiros GTalk e Skype. Isso sem falar nos diversosaplicativos marotos para turbinar o Windows e incontáveis outros programas específicos para os mais variados fins.


Inclusive, quem tiver uma dica boa fique à vontade para deixá-la nos comentários do post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário